HISTÓRIA


BERG, Daniel. Memórias de Daniel Berg. Casa Publicadora das Assembléias de Deus. Aprovado pelo Conselho de Doutrina. As citações bíblicas foram extraídas da versão Almeida Revista e Corrigida, Edição 1995, da Sociedade Bíblica do Brasil, salvo indicações em contrário.
Casa Publicadora das Assembléias de Deus.
Caixa Postal 331.
20001-970, Rio de Janeiro, RJ,Brasil
8ª edição/2000. 
A história do Missionário da ASSEMBLÉIA DE DEUS no Brasil.

Daniel Berg, e Gunnar Vingren ambos suecos, iniciaram ASSEMBLÉIA DE DEUS no Brasil, no Estado de Pará.
Quando Daniel Berg tinha seus 17 anos sentia a necessidade de ter o seu primeiro emprego, porém, o seu País a Suécia passava por uma terrível crise financeira provocando o desemprego de milhares de jovens, Daniel Berg,  na época ele ouvindo que nos Estados Unidos teria a oportunidade de trabalho arrumou suas mala e partir deixando muitas lembras da sua vida de infância e adolescência, onde ficou muitos anos, chegou a visitar a família aos 28 anos e nesta oportunidade foi visitar um amigo de infância sabendo que o mesmo tinha sido batizado com Espírito Santo, e ouvindo-o passou a buscar também o mesmo batismo logo foi selado pelo o SENHOR, voltou aos EUA, e nesta oportunidade encontrou Gunnar Vingren também sueco.
Certa vez congregavam juntos e certa vez ambos recebeu uma profecia de DEUS que eles iriam para o Pará, como missionários do evangelho, loco foram a uma Biblioteca da cidade procurar nos Mapas onde estava esse Pará, e descobriram que se localizava no Brasil.
As passagens custavam 90 dólares, e esse dinheiro Gunnar Vingren tinha em mão, porém, em obediência a vontade de DEUS, foi doado essa quantia para um Jornal Pentecostal, porém, o dia da viagem se aproximavam eles não tinha mais  dinheiro. DEUS honra a Fé de Vingren, depois de visitarem algumas igrejas encontram um irmão com um envelope e disse meu Irmão Gunnar Vingren estou indo ao correio colocar esse envelope para você, mas, que bom eu lhe encontrar, dentro dele estar 90 dólares, naquele momento ele entendeu que DEUS estava providenciando as passagem para o Brasil.
O Navio em que vieram para o BRASIL não era nada confortável, vinha cheio de escravos, e os únicos homens brancos eram DANIEL BERG E GUNNAR VINGREN, dentro daquele navio, JESUS SALVA NO NAVIO vinha um rapaz tímido, triste, desprezível, acocorado chegado a ele os missionários pegou o que se passava, aquele rapaz com lágrimas dizia não ter mais esperança para sua vida, nesta hora os missionários lhe apresentaram JESUS CRISTO um amigo que se interessaria pela sua vida, aquele rapaz comentou que já estava decidido a se suicidar, porém JESUS mudou a história daquele homem, o jovem aceito a JESUS e recebeu a oração dos missionários, na despedida final o rapaz era outro totalmente mudado pela presença de DEUS, de semblante feliz e regozijava-se na presença de DEUS.
Chegando a Belém, os missionários DANIEL BERG e GUNNAR VINGREN, foi acolhido por um pastor da Igreja Batista da qual eles faziam parte no EUA, e ao pregarem na igreja sobre o Batismo com Espírito Santo os irmãos começaram a receber da promessa.
DANIEL BERG e GUNNAR VINGREN começaram a fazer cultos e evangelizar por toda a parte, enfrentaram muitas perseguições, mais DEUS deu vitória sobre todas elas, viajavam dias inteiros por amor as almas com malas de Bíblias em Português, era uma linguagem desconhecida por muitos, na época que tinha a Bíblia era os Padres e em Latim.
O evangelho passa de cidades em cidades no Pará e essa chama viva do poder de DEUS espalha se pelo Brasil chegando a Pernambuco em 1918, através de missionários suécos.
Na década de 60 já existia o reflexo da ASSEMBLÉIA DE DEUS em Santa Cruz, mas, na década de 70 a AD em Santa Cruz – PE começa a ter ações evangelísticas vindo logo na década de 80 vários pastores dando prosseguimento na obra de DEUS que tinha muito a acontecer ao Oeste de Estado Pernambucano. 
Esta Síntese tão abrevida da história do Missionário da ASSEMBLÉIA DE DEUS no Brasil, foi extraida da leitura do Livro Memórias de Daniel Berg, CPAD, dando ênfase a sua chegada dos Missionários em Belém no Estado do Pará,.
Após a leitura do mesmo pelo acadêmico CARLOS ROBERTO MARINHO - LC/UFRPE.




A IGREJA EVANGÉLICA ASSEMBLEIA DE DEUS SE ESPALHA PELO BRASIL E CHEGA A SANTA CRUZ – PERNAMBUCO EM 1960

Daniel Berg, e Gunnar Vingren ambos suecos, iniciaram ASSEMBLÉIA DE DEUS no Brasil, em Belém, Estado de Pará.
O evangelismo passa de cidades em cidades no Pará e essa chama viva do poder de DEUS espalha se pelo Brasil chegando a Pernambuco em 1918, através de missionários precursores do evangelho de Jesus Cristo.
Na década de 60 já existia o reflexo da ASSEMBLÉIA DE DEUS em Santa Cruz, mas, na década de 70 a AD em Santa Cruz em Pernambuco começa a ter ações evangelísticas com mais intensidade, vindo logo após no ano de 1980 vários pastores dando prosseguimento na obra de DEUS que tinha muito a acontecer ao Oeste de Estado Pernambucano, inclusive em Santa Cruz atualmente cidade no Sertão do Araripe. "Foi no seu período que a igreja se dedicou com mais profundidade à obra missionária e à expansão da igreja pelo Estado, já iniciadas na gestão do seu antecessor, pastor José Amaro da Silva. O pastor José Leôncio estava sempre acompanhado de notáveis obreiros". 
 
INICIO DA ASSEMBLÉIA DE DEUS EM SANTA CRUZ – PE  
 
PASTOR PRESIDENTE: JOSÉ LEÔNCIO DA SILVA
. A Igreja Evangélica Assembleia de Deus em Santa Cruz, louva a DEUS, pelo chamado do saudoso Pastor Presidente: José Leôncio da Silva, pois, o mesmo foi um grande baluarte no inicio do evangelho em Santa Cruz – Pernambuco foi através deste nobre homem de DEUS que a igreja vivenciou a chama do pentecostalismo, O Pastor Leôncio, enviou-nos homens que tinha o chamado de DEUS para essa tão grande e nobre Obra de DEUS, proporcionando a muitos no sertão de Pernambuco o conhecimento do evangelho, em uma cidade ao Oeste do Estado de Pernambuco.  


PASTOR PRESIDENTE ATUAL - PR. PRESIDENTE AILTON JOSÉ ALVES
PASTOR VICE-PRESIDENTE: SAMUEL OLIVEIRA

Em 1980, Igreja Evangélica Assembleia de Deus em Santa Cruz – Pernambuco deu passos firmes na sua trajetória de evangelismo. Durante as jornadas evangelísticas discernindo a Palavra de DEUS a muitos como regra de Fé e Salvação para todos que nela viesse a crê.
ASSEMBLÉIA DE DEUS em  Santa Cruz – Pernambuco, teve seus principais precursores do evangelho de Cristo pastores que tinham a honra de vivenciar o Ide de Jesus MC. 16.15.
O 1º obreiro local da ASSEMBLÉIA DE DEUS  em Santa Cruz – PE foi o saudoso irmão Diácono João Jaques da Costa, que junto a sua esposa a irmã: Anbrosa Farias da Costa, que se encontra em pleno 2013, louvando ao Senhor Jesus com toda a igreja.  

OBREIROS E PASTORES, EVANGELISTAS, PRESBÍTERO, DIÁCONOS QUE PASSARAM PELA ASSEMBLÉIA DE DEUS EM SANTA CRUZ – PERNAMBUCO, DESDE O SEU INICIO.

1º Pastor Francisco Trajano (Pastor da cidade de Araripina/PE dava assistência em Ouricuri/Santa Cruz -PE).
2º Pastor João Santana
3º Pastor Amaro Gomes – Obreiro Auxiliar irmão João Jaques da Costa,
4º Pastor Severino – Diácono João Jaques da Costa tornou se o obreiro local a tomar conta da obra de DEUS.
5º Pastor Albertino Abílio Alves – obreiro local Dc. João Jaques
6º Pastor João Antonio – obreiro local: Dc. João Jaques.
7º Pastor Manoel Laurindo Jaques à obreiro local: Dc. João Jaques.
8º Pastor Antonio Santiago - obreiro local: Dc. João Jaques.
9º Pastor Luiz Gomes - obreiro local: Presbítero Manoel Joaquim e logo após o Presbítero Reginaldo José da Silva.
10º Pastor Gerson - Pb. Local Reginaldo José da Silva. (1997-2001)
11º Pastor Wilson Pereira dos Anjos pb. Local: Pb. Manoel Herinque. (2001-2006)
12º Pastor Marco Antonio Gomes à pb. Local Pb. Geraldo Gadelha. (2006-2013)
13° Pastor Local: JOEL JOSÉ DE SOUZA (2013 - )

MILAGRE ACONTECE NA VIDA DO PRIMEIRO OBREIRO LOCAL DE SANTA CRUZ – PERNAMBUCO

O 3º Pastor da ASSEMBLÉIA DE DEUS em Santa Cruz, Pr. Amaro Gomes veio de Ouricuri – PE, ao encontro de alguns crentes assembleianos, inclusive o saudoso irmão João Jaques batizado pelo pastor Amaro Gomes, o batismo do  irmão João Jaques aconteceu na cidade de Bodocó - PE, dezenas de assembleianos na sua época receberam o batismo nas águas, o Pr. Amaro Gomes, tinha a sua responsabilidade cidades do Araripe e no dia do batismo do irmão João Jaques foi para o Templo em Bodocó com o intuito de se batizar mesmo com febre bastante alta, chegando lá ao receber uma palavra de uma irmã que disse ao irmão João que ele se batizasse e ficaria curado em nome de Jesus, ao sair das águas, o saudoso irmão João Jaques ficou bem de saúde e glorificando a DEUS pelo grande milagre que DEUS efetuou na sua vida, foi um homem chamado por DEUS para estar ao lado de seus pastores, dando os primeiros passos da igreja em Santa Cruz – Pernambuco.

PRIMEIRAS CONGREGAÇÕES DA ASSEMBLÉIA DE DEUS EM SANTA CRUZ,  E CONSTRUÇÃO DO TEMPLO OFICIAL. 

Era uma casa alugada, na atualidade essa casa se encontra na Praça Claudemiro Alves Guimarães, em Santa Cruz – Pernambuco.
1º Casa de Maria Monteira (Praça Claudemiro Alves Guimarães).
2º Casa do Dc. João Jaques (Praça Jair Galindo -  Atualmente é a casa de Luiz de Napolião)
3º Casa do Irmão Silvino Lopes da Silva (NINO - Na Baixa do Marmeleiro, a 3 km de Santa Cruz - PE).
4º Casa do Irmão Jarbas.  (Rua Luis Laureano. Centro - Santa Cruz)
5º Templo Atual – Rua Nicanor Cordeiro de Melo, 45. Centro – Santa Cruz/PE.


HISTÓRIA DE VIDA DOS PRIMEIROS OBREIROS ASSEMBLÉIA DE DEUS  EM SANTA CRUZ – PERNAMBUCO.
A irmã Ambrosa Farias da Costa, esposa do saudoso irmão Diácono João Jaques da Costa, nos seus relatos diz que o irmão João Jaques aceitou a Cristo em um Culto dirigido pelo o irmão João Maurício, na década de 70, sendo que o irmão Maurício tinha aparecido com esse costume de crente disse ela, trazido do Estado do Paraná, foi exatamente naquele culto que João Jaques tornou-se um caminhante para a pátria celestial, ao encontro de DEUS, como Senhor e Salvador de sua vida.
Os irmãos enfrentaram perseguições ao evangelho muitas vezes os cultos eram interronpido, o irmão Luiz Jaques, irmão do saudoso Diácono João Jaques, testemunha que foram várias vezes em que surgiam pessoas e rasgavam as Bíblias de faca, afrontando os novos convertidos ao evangelho.
Em uma breve entrevista com o irmão Manoel Messias o mesmo relata que certa vez cultuavam na Av. 3 de maio em Santa Cruz, e pessoas começaram a jogar pedras neles, porém um certo senhor por ser muito considerado na cidade reclamo as pessoas que deixasse o crente quietos.
Foram muitas as lutas diz cada irmão entrevistado para que hoje ASSEMBLÉIA DE DEUS em Santa Cruz se tornasse uma das principais igrejas evangélica na divulgação do evangelho de Cristo Jesus, porém, o que se desejava era levar o evangelho de salvação as vidas em meio a muitas turbulências.    

PERSEGUIÇÃO AOS EVANGÉLICOS DA ASSEMBLEIA DE DEUS EM SANTA CRUZ – PERNAMBUCO 

Existia liderança religiosa, isto eram pessoas  não evangélica que insentivavam a perseguição aos evangélicos, dizia que quando alguém encontrasse esse povo com o livro da capa preta debaixo do braço jogasse pedra neles, pois eram um povo amaldiçoado, o sacerdote de determinada religião, mais foi em vão as suas colocações, DEUS salvou e salva ainda hoje na ASSEMBLEIA DE DEUS na cidade de Santa Cruz – Pernambuco.
Aos poucos o evangelho de Cristo foi divulgado no município de Santa Cruz que na época  Santa Cruz,  era distrito de Ouricuri – PE. Com a chegada do pastor João Santana que coordenava os trabalhos da Assembleia de Deus na região do Araripe, o evangelho passou a ter maior influência em Santa Cruz, sendo cada vez os trabalhos da igreja assistidos por pastores gestores enviados pelo pastor presidente pastor José Leôncio da Silva, apesar de ASSEMBLEIA DE DEUS, em Santa Cruz estar a quase 700 km, da capital, nada impediu que o amor DEUS na vida do nobre e saudoso pastor presidente Pastor Leôncio, nos alcançasse com apoio enviando-nos homens chamados por DEUS para apascentar o rebanho de SENHOR. 

DEUS LIVRA SEU POVO DE TIRO EM CULTO 

Em um culto realizado na avenida 3 de Maio, Centro de Santa Cruz, na casa do irmão João Bosco, que tinha como dirigentes os irmãos: Carlos Guimarães, Josemilton Pereira, João Bosco e o saudoso irmão Silvino Lopes (irmão NINO), um pessoa apareceu armado com um Espingarda calibre 36 e atirou na direção dos evangélicos tentando impedir na realização do culto evangélico. DEUS livra os seus filhos evangelizadores. O tiro acertou em outra pessoa que não tinha nada haver com os evangélicos. 
A CONTRUÇÃO DO TEMPLO da Assembleia de Deus em Santa Cruz, aconteceu logo após uma visita do pastor João Antonio o qual reuniu os assembleianos local e começaram o projeto do TEMPLO ASSEMBLEIA DE DEUS, o pastor levou os irmãos a olharia onde fariam os tijolos do TEMPLO e os fizeram, na Baixa do Marmeleiro a 3 km da cidade de Santa Cruz, os irmãos: Luiz Lima Marinho, Francisco Lima Marinho, Mauro Lima Marinho, Josemilton Pereira Lopes, Jarbas Pereira Lopes, João Bosco Pereira Lopes, fizeram todos os tijolos necessários para a construção, sobre administração do pastor João Antonio e na época o Pastor Presidente José Leôncio da Silva da Assembleia de Deus em Pernambuco, o designou um pedreiro o irmão Cícero e um caminhão caçamba para efetuação da obra em construção da ASSEMBLEIA DE DEUS em Santa Cruz, tendo como mestre de obra o irmão Carlos Guimarães, as obras pararam em um perigo curto de tempo, e que logo após a retorno o irmão Cícero, o obreiro enviado pelo pastor tomou frente a construção junto aos demais irmãos convertidos ao evangelho em Santa Cruz – Pernambuco, e todos de mãos dada a obra da construção do TEMPLO terminaram para Honra e Glória do nome de JESUS CRISTO. Para que tudo isso acontecesse, o terreno do Templo foi doado pelo saudoso irmão Diácono João Jaques da Costa, o que levou quase 10 anos para concluírem a construção do TEMPLO da ASSEMBLEIA DE DEUS em Santa Cruz – PE, os irmãos LIMA relatam que trabalhavam durante a semana alguns dias para eles nos seus roçados e tiravam outros dias da semana para a construção da igreja, e Jesus os abençoou muito. Comentam! 

EVANGELIZAÇÃO DA ASSEMBLÉIA DE DEUS  NO SITIO POÇO DO ANGIGO MUNÍPIO DE SANTA CRUZ – PE.

Irmão entrevistado: João Siqueira Costa (JOTA)

No Sítio Poço do Angico, morava o Sr. Jota Siqueira Costa e Família na ocasião em que um dos seus filhos contraiu uma enfermidade, o um certo cidadão que era morador em uma fazenda próxima era crente em Jesus, e ao ver a situação da enfermidade e por ser muitíssimo amigo do sr. João Siqueira (JOTA) lhe perguntou se ele aceitaria um culto na sua casa então a situação seria mudado por DEUS, de bom grato o Sr. Jota aceitou, e logo fizeram uma visita ao pastor na cidade de Ouricuri – PE, pastor João Antonio que se comprometeu de vir sempre que o Sr. Jota quisesse, Segundo o Irmão Jota (84 anos), lembra do dia em que o pastor chegou em um GIPE cheio de crente, diz ele era uma festança quando aquele povo chegava a sua casa, crente para todo lado, parecia que até já se conheciam a muito tempo, era JESUS, mesmo fazendo amizade entre eles, comenta o irmão JOTA.
O irmão Jota Siqueira, diz que o primeiro hino a ouvir era de OZÉIAS DE PAULA, (Era cem ovelhas), se sentiu impactado com o hino cantado, e dizia para ele mesmo essa ovelha perdida sou eu mesmo.  
Naquele dia o aceitou a CRISTO JESUS como único Senhor  e Salvador da sua vida em 1974, depois daquele dia foram muitos os cultos efetuados na sua residência, passando ele a ser uma evangelizador na localidade, isto é,  na região, do Poço do Angico e lugares adjacentes.  
Pastor Manoel Laurentino e Pastor Santiago, estes homens enfrentaram dias difíceis, no Sertão de Pernambuco, mais Assembleia de Deus em Santa Cruz, desfruta de inúmeras bênçãos pela razão desses homens terem doado as suas vidas pela causa da obra do SENHOR JESUS.

UMA EVANGELIZADOR COM POUCOS RECURSOS NO CAMPO UMA BICICLETA, UMA RADIOLA, UMA CAIXA DE DISCO E A BÍBLIA SAGRADA  DO IRMÃO JOTA FEZ SUCESSO E FALOU AOS CORAÇÕES 

O irmão Jota Siqueira, colocou-se a disposição da obra do SENHOR JESUS, viajavam muitos quilômetros de Bicicleta e com uma Radiola no Bagageiro da Bicicleta, perguntando quer entre os seus conhecidos  gostaria de ouvir uns louvores de crente, e o povo aceitavam, e o povo ficavam satisfeito dizendo que coisa linda e essa compade Jota, e isso tornou se uma missão do irmão Jota, hoje na região a semente semeada a anos após anos, já nasceu dezenas para o reino de DEUS, na atualidade existe uma Congregação ao lado do Poço do Angico, isto é, ao lado no Poço da Pedra, e outra no Riacho da Várzea com quase 100 evangélicos da ASSEMBLÉIA DE DEUS, do ministério do Belém, igreja de homens como os Missionários Daniel Berg e Gunnar Vingren. DISSE JESUS:      E este evangelho do reino será pregado em todo o mundo, em testemunho a todas as nações, e então virá o fim. (MATEUS 24:14). 

Pastor Luiz Gomes e Pb. Joaquim Manoel, na década de 90, foram eles que tiveram a audácia de pregar e ensinar ao povo de DEUS neste lugar, sendo o irmão João Siqueira da Costa (JOTA), e Família, com várias outras já convertidas antes puderam ser atendidos pelos pastores, na época a igreja dava passos firmes e crescia sem tanta perseguição.


Pastor Gerson Gomes e Pb. Reginaldo José da Silva. No ano de 1997, foi designado pelo Pastor Presidente da Assembleia de Deus em Pernambuco, que Santa Cruz receberia o presbítero com ação pastoral: Pb. Reginaldo José da Silva, tendo como Gestor regional do Pastor Gerson Gomes, da cidade de Ouricuri/PE.
           




Pastor Wilson Pereira dos Anjos e Pb. Manoel Henrique.  Em 2001, sai o Pastor Reginaldo e vem ao campo o presbítero com ação pastoral: Pb. Manoel Henrique, supervisionado pelo campo de Ouricuri/PE, que teve como pastor na época Pastor Wilson Pereira dos Anjos.





Pastor Marcos Antonio Gomes e Pb. Geraldo Gadelha da Silva. Em 2006, saiu o Pb. Manoel Henrique e chega o Presbítero com ação pastoral: Geraldo Gadelha, que ao lado do pastor Marcos Antonio Gomes, administrou a obra de DEUS, até inicio de Janeiro de 2013.

 
Em Janeiro de 2013, a IGREJA EVANGÉLICA ASSEMBLEIA DE DEUS em Santa Cruz – Pernambuco recebeu um novo Pastor Local, o Pr. Joel José de Souza e sua esposa a irmã Mecione. 

A IEAD - Santa Cruz - PE, na atualidade tem aproximadamente 800 membros em todo o campo, uma cidade de quase 16 mil habitante, há 700 Km de Capital RECIFE/PE. 


CARLOS ROBERTO MARINHO - prof.crms@bol.com.br


[ieadsantacruzpe@gmail.com] 

POSTAGENS: CARLOS ROBERTO MARINHO
prof.crms@bol.com.br
(87) 9931-5886


Hoje A Igreja Contem Com Cinco (5) Diácono e Um Presbítero! e 15 Auxiliares!
 Os Obreiros
 O Pb Geraldo Gadelha com os Obreiros

 Os Pb de Ouricuri


A Igreja Assembleia de Deus em Santa Cruz PE Na direção do pastor presidente Ailton José Alvés, realizou neste sábado dia 18 de novembro de ...